Primeira venda - créditos de cana reconhecem sustentabilidade

SOURCE: Bonsucro

DESCRIPTION:

17 dezembro 2020, Londres, Reino Unido. /3BL Media/ - A primeira venda de créditos de cana-de-açúcar certificada pela Bonsucro foi completada na Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro. Quarenta produtores do Brasil venderam coletivamente 162.300 toneladas em créditos de cana sustentável para a Barry Callebaut, produtora mundial de chocolate. Os produtores pertencem à Socicana e à Assobari, associações brasileiras de produtores de cana, ambas comprometidas com a sustentabilidade.

A Bonsucro é a plataforma internacional que promove a sustentabilidade na cana-de-açúcar. A organização sem fins lucrativos possui um sistema de certificação reconhecido mundialmente, verificado por terceiros, para a cana-de-açúcar produzida sob estritos critérios sociais e ambientais, como uso de água, salários dos trabalhadores e protocolos de saúde e segurança. O Brasil tem o maior número de fazendas e usinas certificadas pela Bonsucro - na safra 2018-19, representava 80% da cana certificada pela Bonsucro, o que equivale a 74 milhões de toneladas.

O que é negociação de crédito?

A Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro oferece uma maneira direta para as empresas apoiarem os produtores de cana-de-açúcar sustentáveis em todo o mundo. Ela atravessa cadeias de suprimentos globais complexas e conecta produtores e compradores diretamente, além de fornecer um incentivo financeiro aos produtores e usinas para seus investimentos em sustentabilidade.

A moagem da cana-de-açúcar deve ser feita em até 48 horas após o corte, portanto, os produtores contam com a usina mais próxima para a comercialização. Freqüentemente, os produtores não recebem um prêmio da usina local pela cana produzida de forma sustentável. Os créditos de cana-de-açúcar Bonsucro foram desenvolvidos como um mecanismo para que produtores independentes certificados vendam diretamente a empresas, como a Barry Callebaut, que estão comprometidas com a compra de cana-de-açúcar sustentável.

Um crédito representa uma tonelada de cana-de-açúcar, açúcar bruto, melaço ou um metro cúbico de etanol certificados pela Bonsucro. Os produtores definem o preço de seus produtos, colocando-os no controle. A plataforma pode combinar os preços automaticamente com os requisitos do comprador. Os créditos são negociados separadamente dos produtos físicos que representam - que podem então ser vendidos em transações convencionais de commodities.

Paulo Rodrigues, produtor associado da Socicana, afirmou: “Os créditos são um mecanismo que valoriza o nosso trabalho e cria a possibilidade de efetuar vendas adicionais, o que é um avanço significativo da certificação Bonsucro”.

Ampliando o acesso ao mercado

Nas negociações recentes, a Socicana foi a primeira a vender 83,3 milhões de toneladas em créditos de cana-de-açúcar para Barry Callebaut. Em seguida, vieram outros 79.000,00 créditos de cana-de-açúcar vendidos pela Assobari. Tanto a Socicana quanto a Assobari são membros da Bonsucro há muitos anos e ambas possuem o certificado Bonsucro desde 2016. No entanto, esta é a primeira vez que eles vendem sua cana apenas por causa de sua certificação.

Danielle Morley, CEO da Bonsucro, disse: “A Plataforma de Negociação de Créditos conectou produtores independentes no Brasil a um dos maiores fabricantes de chocolate do mundo - recompensando os produtores por seus investimentos em sustentabilidade. É exatamente para isso que a plataforma foi projetada. Estou orgulhosa de a Bonsucro oferecer uma ferramenta prática que tem impactos tangíveis e positivos para os produtores independentes.”

A plataforma oferece benefícios aos compradores de cana e seus derivados - eles podem fazer declarações públicas sobre apoiar a sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva da cana. A plataforma também ajuda os compradores a cumprir as metas de compras sustentáveis, permitindo-lhes comprar créditos certificados de todo o mundo.

Kevin Ogorzlaek, Sustainability Sourcing Manager da Barry Callebaut, disse: "A Barry Callebaut está comprometida a comprar todos seus ingredientes de forma sustentável até 2025. Para atingirmos essa meta, a Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro é uma ferramenta importante para apoiar e incentivar a produção sustentável de cana-de-açúcar em nossa cadeia de abastecimento. É nosso orgulho ser a primeira empresa a comprar créditos de cana-de-açúcar diretamente de agricultores independentes e certificados, que ajudam a liderar o caminho com a Bonsucro. "

Benefícios da sustentabilidade

As fazendas certificadas pela Bonsucro produzem em média 8,65 toneladas adicionais de cana-de-açúcar por hectare em comparação às fazendas convencionais. Elas também usam menos água e emitem menos CO2. Os benefícios da produção sustentável são claros, mas isso requer tempo e investimento financeiro. Sem o comprador certo, o investimento pode ficar sem retorno.

Lucile Papotti, produtora associada da Assobari, disse “Nossa certificação resultou em um aumento de 30% em nossa produção nos últimos três anos. Mas a certificação também diz respeito à forma como produzimos - temos uma gestão muito melhor, nossas condições de trabalho são mais seguras e protegemos o meio ambiente ”.

O investimento da Barry Callebaut em créditos de cana-de-açúcar é um passo significativo tanto para a Socicana quanto para a Assobari. Ambas as associações planejam investir a receita adicional recebida em esforços de sustentabilidade. Paulo Rodrigues, da Socicana, disse: “Podemos usar a receita para projetos de melhoria, aumentar nossa área certificada, mas também para levar a certificação a um maior número de novos produtores”.

A Bonsucro se comprometeu a investir as taxas das transações da Plataforma de Negociação de Crédito em projetos de impacto para promover a sustentabilidade. Os projetos podem abordar desafios ambientais ou sociais nas origens da cana-de-açúcar, em linha com a estratégia da Bonsucro. Os projetos serão desenvolvidos em 2021.

Fim

Nota aos editores

Para mais informações
Liz Foggitt
Gerente de Comunicações
Liz@Bonsucro.com

Sobre a Bonsucro

A Bonsucro é uma organização global com múltiplas partes interessadas e sem fins lucrativos que existe para promover a produção, processamento e comercialização sustentável da cana-de-açúcar em todo o mundo. A Bonsucro apoia uma comunidade de mais de 250 membros em mais de 50 países, de todos os elos da cadeia de abastecimento da cana-de-açúcar, incluindo agricultores, usinas, traders, compradores e organizações de apoio.

A visão da Bonsucro é um setor de cana-de-açúcar com comunidades de produtores prósperas e sustentáveis e cadeias de abastecimento resilientes e garantidas. Sua missão é garantir que a produção responsável da cana-de-açúcar crie valor duradouro para as pessoas, comunidades, empresas, economias e ecossistemas em todas as origens do cultivo da cana. A estratégia da Bonsucro constrói uma plataforma para acelerar a mudança para a maior commodity agrícola do mundo - a cana-de-açúcar.

www.bonsucro.com

Sobre a Socicana

A Socicana (Associação dos Produtores de Cana da região de Guariba) é uma associação brasileira formada por produtores agrícolas de cana-de-açúcar fundada em 1951, com sede na cidade de Guariba, estado de São Paulo, e opera em um raio de 100 km deste município. A Socicana representa 1.220 associados, uma produção aproximada de 6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e uma área de 70 mil hectares.

Sobre a Assobari

A Assobari (Associação dos Produtores de Cana da região de Bariri) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2005 por um grupo de produtores. Atualmente, a associação atua nas cidades de Arealva, Bariri, Bocaina, Boracéia, Iacanga, Ibitinga, Itaju e Pederneiras, todas localizadas no estado de São Paulo, Brasil. A associação representa 170 associados, uma produção aproximada de 435.000,00 toneladas de cana-de-açúcar e uma área de 5,3 mil hectares.

Tweet me: Agricultores independentes de cana-de-açúcar no Brasil venderam 62.300 toneladas de créditos de cana-de-açúcar sustentáveis para Barry Callebaut por meio da Plataforma de Comércio de Crédito Bonsucro. https://bit.ly/3890vRs

KEYWORDS: Bonsucro

     

Data & News supplied by www.cloudquote.io
Stock quotes supplied by Barchart
Quotes delayed at least 20 minutes.
By accessing this page, you agree to the following
Privacy Policy and Terms and Conditions.